sexta-feira, 15 de abril de 2011

Auto Confiança


Boa noite! :)
Peço desculpas pela ausência de post ontem, essa semana foi corrida demais e acabei me atrapalhando com prazos do curso, enfim, agora que está tudo normalizado vamos ao nosso novo tópico “Auto-confiança”, algo que é fraco em muitas pessoas e com isso elas acabam deixando de conseguir o que querem, pois quem não confia em si vai confiar em quem?
Boa leitura!

Auto Confiança

Sentimento altamente positivo, derivado de um pensamento equivalente, e sem o qual todos os esforços em direção ao progresso são inúteis.
Ainda que haja a melhor das intenções, que o valor individual seja apreciável ou indiscutível. Ainda que méritos existam e que o próprio senso de justiça atribua merecimento, ainda assim, todas as qualidades são neutralizadas se não existir o poderoso complemento da auto confiança. Para vencer na vida não basta ter disposição para isso, pois na realidade, fracos ou fortes, não há quem não o queira. Quem se der ao trabalho de observar os fatos, poderá concluir facilmente que a vitória pertence aos que confiam em si mesmos.
Confiança em si mesmo, em poucas palavras, vem a ser uma atitude ou um quadro mental que possibilita a formação de pensamentos positivos do individuo em relação a si mesmo. Em conseqüência, fica psiquicamente condicionado, com reflexos na sua ação e comportamento. Se procura um emprego, participa de qualquer teste ou entrevista com a calma e naturalidade típica de pessoas confiantes. Em qualquer negocio ou empreendimento, sua maneira de se conduzir é idêntica, pois do seu estado de espírito interno se exterioriza o otimismo e a determinação. Isto porque, em primeiro lugar, acredita firme e sinceramente na sua capacidade de bem conduzir as coisas e, em segundo lugar, sabe que sua ação é correta e conduzida em boa direção, razão pela qual dificilmente poderá arcar com resultados adversos.
Para que a auto confiança seja melhor compreendida, são necessárias algumas considerações em relação ao seu oposto, ou seja, o sentimento que leva o individuo a duvidar da sua própria capacidade, mérito ou possibilidades.
Assim como o sentimento da auto confiança é uma simples questão de atitude mental positiva, o da desconfiança é uma simples questão de atitude mental negativa. O individuo vive sempre temeroso, acha que se for se dedicar a um determinado empreendimento ou ação de qualquer natureza as coisas não sairão certas ou então supõe que tais coisas estão muito além das suas possibilidades e, até mesmo, dos seus próprios méritos. Por outro lado, esse sentimento está sempre ligado a algum fator. Experiências mal sucedidas, má sorte, saúde abalada, medo, receio, tensão, educação ou formação deficiente, são alguns exemplos dos elementos que contribuem para deprimir o individuo em relação a si mesmo. Convém destacar que todos eles são traduzidos por atitudes mentais resultantes de pensamentos negativos. Infere-se daí, logicamente que as pessoas portadoras do sentimento de descrença em si mesmas são também negativas, com a agravante de generalizar sua descrença também as outras pessoas.

Paramos aqui por hoje, espero que reflitam depois de ler. Amanhã continuaremos com um sub-tópico “Confiança em si”, abraço! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário