quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sugestão e Auto-sugestão


Boa noite, como estão?
Desculpem a demora... Acabei perdendo a noção do tempo enquanto andava de skate e também estou com o pulso machucado devido a uma queda. Bom, hoje começarei um novo assunto, “Sugestão e Auto-sugestão” como havia dito ontem, que nada mais é(como o próprio nome diz)a sugestão de uma idéia ao inconsciente influenciando de forma positiva para se chegar ao objetivo desejado, explicarei mais a seguir, boa leitura!

Sugestão e Auto-sugestão

A sugestão é um processo continuo de influencia e auto-influencia. O seu alvo principal é sempre o de atingir o inconsciente, através do qual se chega ao seu objetivo ou objetivos.
Procurando situar a sugestão dentro de um prisma inteiramente pratico, é considerada uma força transmitida ou recebida com capacidade de influir sobre comportamentos e de originar diversas reações. Para que ela se consubstancie, exige dois fatores fundamentais: o ativo, que vem a ser o sugestionante através do consciente, e o passivo, que é o sugestionado, através do inconsciente, e o passivo, que é o sugestionado, através do inconsciente. Nessas condições, uma pessoa pode ser ativa e passiva ao mesmo tempo, usando o seu consciente como auto-sugestão. Para que a sugestão possa realmente efetivar-se, é indispensável que haja uma real passividade por parte do sugestionado, ou que o sugestionante, de alguma forma, tenha ascendência sobre ele.
Pessoas com idéias próprias, profundamente pregadas, são mais difíceis de serem sugestionadas, a menos que o sugestionante tenha argumentos suficientemente poderosos para sobrepujá-los ou que tenha habilidade para contorná-los. De qualquer forma, para que haja sugestão ou auto-sugestão, é indispensável a existência de passividade. Já houve quem dissesse que a sugestão é uma arte mediante a qual se impõe uma idéia ao cérebro de outra pessoa. Na auto-sugestão essa idéia e essa imposição tem por veiculo a mesma pessoa, sem interferência de outra.
Por outro lado, a manifestação da sugestão pode dar-se por outras formas sem que o agente ativo seja necessariamente uma pessoa. Livros e revistas, rádio e televisão também são agentes sugestionantes. Reconhecendo o extraordinário e tremendo valor da sugestão, os modernos recursos publicitários utilizam-na eficientemente com o objetivo de inculcar idéias junto aos consumidores e à opinião publica. No passado, através dela foram formadas verdadeiras correntes de opinião, dando origem a crenças, situações e elites que chegaram a influir algumas vezes para melhor, outras para pior, nos próprios destinos da humanidade.           

Amanhã postarei a segunda parte, parei por aqui para não ficar muito grande senão teria de postar ele inteiro, nos vemos amanhã com a continuação, abraço!

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