segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pensamento negativo


Boa noite como estão? Espero que bem :)
Hoje vamos conhecer o ‘pensamento negativo’ e aprender a lidar com ele, para assim dar lugar ao pensamento positivo que vimos nos post’s anteriores, boa leitura!

Pensamento negativo

Pensamento negativo vem a ser ideais que acarretam resultados negativos. Por idéias negativas entendemos o mal ou o mau, o imoral, o destrutivo, a desonestidade, a má-fé, a mentira, a falta de confiança em si, o medo, a cobiça, o rancor, a inveja, a irresponsabilidade, a preguiça, a indolência, os vícios, a fraqueza de caráter, a prepotência, o desrespeito aos direitos alheios, e muitos outros exemplos de longa enumeração.
A característica básica do pensamento negativo é a da destruição. Sua direção é sempre para trás ou para baixo. Nada pode construir de bom, e se algo constrói, é sempre mau. Nada possui de benéfico. O individuo de pensamento negativo geralmente é portador de um caráter fraco, e quando não, este irá gradativamente se enfraquecendo, pois esta é tendência do pensamento negativo. O sentimento interior, que através dele se expressa, determina manifestações exteriores que servem de indicio ao tipo de pensamento a que uma pessoa está habituada.
Uma pessoa com pensamento negativo é também negativa, Já prevê a derrota antes da batalha; está sempre se queixando de alguma coisa: do tempo, da situação, do governo, da família. Não acredita em nada, não confia em ninguém, não crê no sucesso, no progresso, não da apoio e nem incentiva, desestimula, vive a relembrar as amarguras do passado e lamenta sempre os seus infortúnios, procurando compreensão dos que a cercam, e finalmente deixa o ambiente onde se encontra impregnado de idéias negativas destruidoras. Delicia-se e sente necessidade de comentários prejudiciais sobre a vida alheia, preocupa-se e imiscui-se daquilo que chamamos simpatia, coisa tão preciosa para nossa interação no convívio com os nossos semelhantes. Seu semblante e seu olhar são maliciosos e carregados. Há um que na sua aparência que tende mais a repelir do que a atrair pessoas ou coisas boas, mas com uma tremenda e notável capacidade para atrair coisas más ou pessoa de igual equivalência. Os semelhantes sempre se atraem. Devemos evitar amizades e contatos duradouros com pessoas dessa natureza, pois se assim o fizermos fatalmente será subtraída de nossa mente preciosa quantidade de energia positiva.
Por sua própria natureza, o pensamento negativo impõe limites à capacidade de raciocinar, obstando uma amplificação de suas perspectivas ou, pelo menos, dando-lhe condições de normalidade. Esquiva-se do positivismo e só encara o lado negativo das coisas, ampliando-o e exagerando-o. Nada é bom e nada sai bem, obviamente. Mas – “a culpa é dos outros”. Sempre impõe a necessidade de achar-se um bode expiatório. O pensamento negativo recusa-se a reconhecer essa sua condição, e só isso já depõe contra ele e condena seu possuidor a estacionar, descer ou retroceder.
Por outro lado, seus reflexos sobre o organismo são evidentes, tanto sob o ponto de vista físico quanto psíquico. De um lado, o predispõe às doenças, diminuindo-lhe a resistência, e de outro, inibe-o de forma tal que atenua ou mesmo incapacita a manifestação dos elementos necessários à chegada em determinada meta: “Não posso”, “não vai dar certo”, “vai ser impossível”, etc.
O certo é que o negativismo pode manifestar-se de diversas maneiras, como no caso da antipatia citada como exemplo, ou na necessidade de culpar a outros pelo advento de um fato ou coisa negativa. Mas, em contrapartida, arroga a si a virtude dos bons feitos ou eventos.
Sempre tem razão exclusiva, jamais a partilhando com ninguém. Seja como for o modo de se manifestar, sempre há um único resultado: mau. Toda a capacidade do individuo está sufocada e impedida de se manifestar em sua plenitude. Seus negócios ou empreendimentos são sempre prejudicados pelo pensamento tendencioso que acaba por determinar constantes frustrações. Dificilmente uma pessoa habituada ao pensamento negativo terá sucesso na sua vida, pois sua maneira habitual de pensar, arraigada no inconsciente, estabelece seu próprio destino.

Como havia dito vocês puderam ler o pensamento negativo não leva a nada que não seja destrutivo, sempre fazendo a pessoa regredir e com isso acaba afetando pessoas próximas que são influenciadas por suas ações. Daremos continuidade amanhã com a segunda e ultima parte.
Vou deixar mais uma frase da filosofia do Judô, abraço!

“Quem teme perder, Já esta vencido.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário